Com base nas informações do site Enem Virtual (2019), elencamos algumas dicas e orientações importantes para você que irá realizar a próxima prova:

Dúvidas sobre o local da prova do Enem?

Muitos candidatos ficam com dúvidas sobre o local de aplicação do exame e, em alguns casos, comparecem no local errado, então, é importante saber algumas dicas para encontrar o local correto de realização da prova.

O Enem é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que costuma publicar as informações dos locais aproximadamente um mês antes da data estabelecida para a prova, realizada em novembro. Então, fique atento(a) e acompanhe todas as atualizações a partir de outubro, assim você não vai perder nenhuma informação importante.

Veja agora o que você precisa fazer para descobrir seu local de prova:

Como descobrir o seu local de prova do Enem

É por meio do site oficial do Inep ou pelo aplicativo que você pode verificar onde vai realizar a sua prova.

Siga os passos a seguir:

1.  Acesse o site oficial do Inep e clique em “Conheça seu local de prova”.
  2.  Selecione “página do participante” e faça seu login com CPF e senha.
  3.  Logo após o login, o próprio sistema apresentará o seu cartão de confirmação, que contém uma série de informações importantes, como seus dados pessoais, horários, instruções e o local da prova.

Imprima esse documento e siga todas as instruções indicadas.

Como o local da prova é escolhido

Você pode escolher a cidade onde deseja fazer a prova, mas são os próprios organizadores que definem o local exato da aplicação da prova. Então, fique atento(a), caso não esteja familiarizado(a) com o local, é interessante conhecê-lo antecipadamente para que esteja mais bem preparado(a) para encontrá-lo no dia de realização do Enem.

Sobre os dias de prova

Normalmente, a prova é aplicada em dois domingos consecutivos e sempre nas primeiras semanas de novembro.

Importante: os portões fecham às 13h00min, pelo horário de Brasília, logo, é preciso chegar antes para evitar qualquer tipo de problema.

Veja os horários de cada um dos dias:

• Primeiro dia: A prova tem início às 13h30min e término às 19h00min. Nesse dia, os temas abordados são: Linguagens, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Códigos e suas Tecnologias e Redação.
  • Segundo dia: A prova tem início às 13h30 e término às 18h30. Nesse dia, os temas abordados são: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O que fazer com a nota do Enem?

Depois de realizada a prova e divulgados os resultados, você pode usar essa informação de diversas formas diferentes. Veja duas delas:

• Conseguir uma vaga para um curso superior: dependendo da instituição escolhida, é possível conquistar uma vaga apenas com os resultados do Enem, sem ter de passar pelo vestibular próprio da faculdade.
  • Ingressar em algum programa de bolsas ou financiamento: você pode usar as suas notas do Enem para tentar se candidatar a algum dos programas federais do governo que visam auxiliar as pessoas que querem cursar uma graduação, como, por exemplo, o ProUni e o FIES.

Fonte: Enem Virtual