Iniciação científica na modalidade a distância

Você sabe o que é Iniciação Científica? E como ela funciona na modalidade a distância?

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas Instituições de Ensino Superior brasileiras em diversas áreas do conhecimento.Os alunos têm o desenvolvimento de seus estudos acompanhados por um professor orientador, ligado a um Projeto de Pesquisa Institucional.

 

O Programa de Iniciação científica (PIC) busca por:

  1. Estimular a pesquisa com os acadêmicos de cursos de graduação, conduzida pela reflexão e criatividade;
  2. Introduzir o jovem universitário na área científica e no aprendizado de técnicas específicas de investigação;
  3. Contribuição para grupos de pesquisa, mediante opções e contatos interdisciplinares;
  4. Criar condições favoráveis para a produção dos trabalhos e divulgação de resultados de pesquisa, por meio dos eventos científicos;
  5. Desenvolver, em docentes e discentes, a capacidade de criar e renovar a metodologia, considerando as novas tecnologias.

 

Além de todas essas vantagens, o Programa (PIC) ainda poderá contemplar:

  1. As horas dedicadas ao projeto poderão ser aproveitadas como atividade complementar;
  2. Certificado de participação nos eventos científicos;
  3. Possibilidade de apresentação no evento científico próprio da iniciação científica;
  4. Publicação do resultado da pesquisa de iniciação científica em Periódico científico qualificado – Revista da Iniciação científica da UNIFAMMA (RIC-FAMMA);
  5. Certificado de Participação no Programa.

 

O Programa de Iniciação científica (PIC) e a modalidade a distância

Muitos se perguntam se este programa contempla a modalidade EAD. A resposta é: SIM! Na modalidade a distância, o programa segue os mesmo critérios e dinâmica indicados no Edital, considerando que a orientação do aluno se dá de forma virtual em função da modalidade em questão.

 

A importância do PIC 

Este tipo de atividade é muito importante para as instituições de ensino superior, cujos pilares são compostos por Ensino, Pesquisa e Extensão. Por meio da Iniciação Científica, o acadêmico desenvolve habilidades na área de pesquisa e compreende cada etapa do desenvolvimento de um trabalho científico, podendo utilizar este instrumento também nas demais atividades em seu período de formação. O desenvolvimento de Projetos de Iniciação científica possibilita a inserção do acadêmico em programas de Pós-Graduação e estimula a formação de novos cientistas e pesquisadores, instigando a prática reflexiva/investigativa. O acadêmico que desenvolve projetos de Iniciação Científica enriquece seu currículo, sendo mais valorizado pela área acadêmica e pelo mercado de trabalho.

Um projeto de Iniciação Científica pode te ajudar a desenvolver diversas habilidades.

Não perca tempo!

Estude na modalidade a distância!