Seja por pressa ou por necessidade de entrar logo no mercado de trabalho, cada vez mais estudantes optam por fazer a faculdade em dois anos. São os chamados cursos tecnológicos, ou formação de tecnólogo.

De acordo com o mais recente Censo de Educação Superior, entre os anos de 2003 e 2013 as matrículas em cursos tecnológicos pularam de 115 mil para quase 1 milhão, com crescimento médio anual de 24,1%.

A alta procura por parte dos estudantes e o interesse das empresas por profissionais com essa formação fizeram com que novos cursos tecnológicos sejam criados a cada ano. Além de ser reconhecida pelo MEC, essa “faculdade acelerada” também garante bons salários e uma alta taxa de empregabilidade.

 

Vantagens da faculdade de curta duração

Fazer um curso superior de tecnologia tem uma série de vantagens:

  • Preparação para o mercado de trabalho: a formação de tecnólogo é voltada para a prática de uma profissão, com disciplinas alinhadas às necessidades do mercado de trabalho.
  • Diploma de nível superior mais rápido: os cursos tecnológicos duram entre 2 e 3 anos, praticamente a metade de uma licenciatura ou bacharelado, que pode durar até 6 anos (no caso de Medicina).
  • Alta empregabilidade: de acordo com a pesquisa “A educação profissional e você no mercado de trabalho”, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), mais de 90% das pessoas formadas em cursos superiores de tecnologia conseguem emprego. E o melhor: segundo o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 79,5% dos tecnólogos conseguem emprego em sua área de formação.
  • Chance de conseguir um salário maior: ainda segundo a pesquisa da FGV, quem faz o curso de tecnólogo consegue uma remuneração 23,3% mais alta do que o profissional que não possui uma graduação.

Validade do Diploma de Tecnólogo

O diploma de tecnólogo vale tanto quanto um diploma de bacharelado ou licenciatura para comprovar o nível superior, desde que seja emitido por um instituição reconhecida pelo MEC. Com ele, você pode inclusive continuar seus estudos, fazendo cursos de extensão, pós-graduação lato sensu (especializações) ou stricto sensu (mestrado e doutorado).

 

Cursos da Unifamma com dois anos de duração

A Unifamma disponibiliza vários cursos nesta categoria divididos entre as áreas de design, arquitetura e gestão. Confira: