Com o surgimento do ensino a distância e com todos os benefícios que ela trouxe, muitas mudanças aconteceram nas relações de ensino.

Vamos falar um pouco sobre essas mudanças e seus impactos, destacamos alguns benefícios tanto para alunos quanto para professores:

1 – Estude onde e quando quiser: na modalidade a distância, o aluno tem a liberdade para estudar nos horários vagos no trabalho, durante o almoço, finais de semana e também a flexibilidade de poder utilizar toda estrutura da instituição. Os alunos do Centro Universitário Metropolitano – UNIFAMMA dispõem de laboratórios de informática, biblioteca com mais de 50.000 materiais e obras em seu acervo físico, além das bibliotecas virtuais, salas de estudo e tutores que oferecem atendimento on-line e presencial.

2 – Mensalidades Acessíveis: como o aluno não precisa vir até a IE para assistir as aulas, os cursos on-line têm mensalidades acessíveis, com isso, muitas pessoas conseguem estudar.

3 – Acesso ao conteúdo: o ensino a distância dá liberdade para os alunos acessarem quantas vezes quiserem um grande conteúdo e nos mais diversos formatos. Uma diferença importante a destacar é que a adaptação de aprendizado é uma das principais diferenças na escolha desta modalidade. Não há limite geográfico, o acesso à internet permite a conexão, a interação e o compartilhamento de informações entre vários alunos ao mesmo tempo, isso contribui para o aumento do networking.

4 – Conteúdos Interativos: a criação destes conteúdos interativos é ilimitada, os professores podem criar diversos materiais, como e-books, infográficos, quizzes, além das vídeos-aulas, tais atividades são apenas uma parcela dos tipos de conteúdo possíveis nas plataformas on-line. Com a criação destes materiais o consumo de conteúdo por parte do aluno fica mais intuitivo e interativo.

5 – Relação Aluno e Tutor: nesta modalidade, o aluno tem acesso ao seu tutor. O tutor é responsável por estabelecer vínculo entre alunos e conteúdos disponibilizados para cada curso. No ambiente virtual, a tecnologia permite uma maior interatividade entre os alunos, mesmo que não estejam no mesmo ambiente físico.

Lembre-se: o sucesso do aprendizado é o esforço e a dedicação de cada um. Os cursos a distância vêm crescendo exponencialmente no Brasil; a cada ano, novos alunos estão aderindo a modalidade a distância, o que vem contribuindo para o aprimoramento de tecnologias e de conteúdo utilizados nos cursos.