COMO MUDAR DE CARREIRA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES         

Tem vezes que somos pegos de surpresa pela vida, e temos que nos adaptar às mudanças. Perder um emprego, mudar de cidade, desmotivação com trabalho atual, entre outros motivos fazem com que questionamos a nossa vida: Que rumo tomar? O que fazer agora?

E a resposta pode ser: mudar de carreira.

Se você está pensando sobre isso, ou conhece alguém que está refletindo sobre mudanças, este artigo pode ajudar!

Segue itens que podem ajudar a entender melhor os desafios e oportunidades para que a mudança de carreira aconteça de forma planejada.

  1. Procure vagas de seu interesse

É importante você conhecer a descrição e o perfil da área que você queira atuar, busque vagas em sites de emprego e veja a formação exigida e aptidões pessoais – para saber se você se encaixa na área. Na mudança de atuação, profissionais sem experiência dificilmente conseguem cargos de chefia, veja se você terá interesse em começar em um cargo que ganha menos, e depois crescer na empresa.

  1. Busque por capacitação

Caso você queira mudar de carreira, mas não possui a formação, busque por capacitação. Dependendo da nova profissão, é importante ter um curso de graduação, ou mesmo pós-graduação. Cursos de graduação em EaD, podem ajudar a conquistar um diploma em áreas específicas, e alguns cursos possuem duração de 2 anos, e a dedicação ao estudo que pode ser ajustado à sua necessidade – conheça os cursos de graduação da UNIFAMMA no Link: https://www.unifamma.edu.br/graduacao-ead/. Até mesmo algumas vagas pedem curso de pós-graduação – conheça os cursos de pós-graduação da UNIFAMMA no link: https://www.unifamma.edu.br/pos-graduacao-ead/. Além disso, faça cursos, palestras, workshops e leituras a respeito da nova área de atuação.

  1. Networking

Você deve começar uma nova rede de contatos para sua área de atuação, e isso pode acontecer em cursos, eventos e workshops. Ter uma rede pode ajudar no conhecimento sobre atuação, cursos e indicações de vagas. Para a rede de contato existente, você pode falar do novo desafio, pois eles também podem ajudar, te ligando à outros profissionais.

  1. Reserva financeira

Tenha uma reserva financeira, isso é importante, pois você começará com uma remuneração inferior. A reversa deve acontecer antes de tomar a decisão de mudar de carreira, pois você poderá passar por períodos de dificuldade financeira, e terá que fazer mudanças no estilo de vida.  Tenha uma reserva de 2 a 3 anos.

  1. Avalie o mercado

Conheça o mercado de trabalho, procure saber se há possibilidades de crescimento. Procure saber se essa área abre possibilidades para trabalhar alinhado com outras áreas. Para estar inserido no mercado, interaja com empresas e recrutadores que trabalham com a área de interesse, participe de fóruns de discussão, linkedin, facebook, instagram.

Esperamos que tenham gostado das dicas! E importante: este artigo é para quem pensa em mudar de carreira, que está pesquisando e planejamento seu futuro. Caso tenha certeza da sua decisão, mas precisa de um direcionado mais detalhado, sugiro que procure um consultor de RH, até um coaching. E sempre trabalhe com dedicação e ética.

Imagens: freepik.com

Abraços!

Ednar Rafaela M. Shimohigashi

Professora dos cursos de gestão EaD-UNIFAMMA

UNIFAMMA – Centro Universitário Metropolitano de Maringá