Você sabia que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das portas para entrar na universidade sem vestibular, conseguir bolsa de estudos e financiamentos em instituições privadas?

Criado em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar a qualidade do ensino médio no país, e desde sua criação, ele cresceu em importância e hoje é a prova mais esperada pelos alunos de todo Brasil.

Quem alcança um bom desempenho nesse processo avaliativo tem mais chances de ter um futuro melhor e conquistar a tão sonhada vaga no curso desejado.

Conheça alguns os principais benefícios do Enem:

1. Entrar na universidade pública com o Enem sem fazer vestibular

De acordo com o site Enem Virtual, para conquistar uma vaga em uma universidade pública você pode usar sua nota no Enem por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), um processo seletivo informatizado que classifica os candidatos de acordo com o desempenho do Enem.

Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Para participar, basta ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e ter obtido nota maior do que zero na prova de Redação. As universidades participantes podem estabelecer uma nota mínima para concorrer a cada um dos seus cursos.

As inscrições do Sisu são feitas gratuitamente pela Internet e não há limite de renda ou idade para participar.

2. Ganhar uma bolsa de estudos com o Enem em faculdade particular

O sonho de fazer uma faculdade particular de qualidade como bolsista fica muito mais próximo para quem faz o Enem, as instituições de ensino superior oferecem bolsas parciais (50%) e integrais (100%) por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), programa criado pelo governo em 2005 que beneficia muitos estudantes.

Para conseguir uma bolsa por meio do ProUni  é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior, atingido pelo menos 450 pontos e não ter zerado na redação. É importante saber que o programa tem alguns requisitos quanto à renda familiar, que deve ser de até três salários mínimos, e à escolaridade, pois o candidato deve ter estudado em escola pública durante o ensino médio (para os bolsistas integrais).

As inscrições do ProUni são abertas duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre, e podem ser feitas gratuitamente no site oficial do programa.

3. Obter financiamento estudantil com o Enem para pagar a faculdade privada

FIES é o programa de Financiamento Estudantil do Governo Federal. Com ele, é possível financiar entre 50% e 100% das mensalidades da faculdade particular a juros baixos.

O estudante só começa a pagar a dívida um ano e meio depois de formado. Para participar é obrigatório ter feito o Enem a partir de 2010, com desempenho mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior do que zero na redação. A renda familiar máxima para participar é de 20 salários mínimos.

4. Outros benefícios do Enem

Ainda tem mais? Sim, o Enem ainda oferece outras vantagens, confira:

• Complementar a nota do vestibular para entrar em algumas universidades públicas.
  • Fazer a matrícula em faculdades privadas sem precisar fazer prova.

Conseguir intercâmbio universitário ou bolsa de estudos no exterior através do programa Ciência sem Fronteiras.