Em breve, a Unifamma estará completando 18 anos de história, e recentemente, alcançamos um marco importante dela. Chegou ao fim o processo de análise que transforma a faculdade Unifamma em Centro Universitário. O processo foi iniciado em 2015, em 2017 a Instituição de Ensino Superior – IES recebeu os avaliadores do Ministério da Educação, em uma comissão de análise in loco e agora, em 2018, foi publicada a portaria que fideliza o resultado.

As instituições de ensino superior no Brasil seguem uma ordem de hierarquia quanto à sua intitulação (como categorias). Estas vão de Faculdade, para Centro Universitário, até alcançarem o nível de Universidade.

Enquanto Faculdade, uma instituição oferece cursos preferencialmente em uma área do conhecimento (saúde, ciências sociais, engenharias, etc), não tem a necessidade de propor projetos de pesquisa científica e não tem autonomia para certificar e registrar seus diplomas após a conclusão do curso. Nesse caso, uma universidade é designada para registrar os diplomas, o que ocasiona demora no processo de entrega efetiva de diploma ao graduado.

Uma vez Centro Universitário, a autonomia universitária​ possibilita muitos ganhos à Instituição e à sociedade. A oferta de curso​, por exemplo, é maior, pois  a IES tem a possibilidade de desenvolver e oferecer cursos de graduação​ de acordo com a demanda e a necessidade da cidade ou região. Também é resultado da autonomia a expansão de vagas e de unidades presenciais de ensino no Estado, o que permite o desenvolvimento econômico das cidades que recebem  campus fora de sede do Centro.

Para obtenção  da condição de Centro Universitário, verifica-se a excelência dos cursos ofertados​, ​visto que a instituição deve oferecer 8 cursos reconhecidos pelo Mi​nistério da Educação; ter​, no mínimo,​ um terço do corpo docente com mestrado​/​doutorado e possuir o conceito institucional 4, também concedido e avaliado ​pelo MEC.

Tendo esse objetivo posto, a Unifamma, credenciada em 2000 com 10 cursos de graduação,​ ampliou esse número para atuar nas mais variadas áreas do saber​, como ​as engenharia​s​, ciências sociais e também na área da saúde. Além disso, a instituição institucionalizou a Pesquisa Científica​, em  2006; criou seu Comitê d​e ética em pesquisa com seres humanos; credenciou-se para oferta de cursos na modalidade ​a distância​, além de buscar conceitos excelentes de qualidade em seus cursos, como a nota máxima 5 nos cursos de Direito e Pedagogia​.

Ser um Centro Universitário é o reconhecimento da qualidade de ensino e também maior liberdade de tomar decisões educacionais. Com isso, os alunos tem certeza da qualidade e reconhecimento nacional da Unifamma, que passa a integrar um número seleto de instituições de ensino na condição de Centro Universitário, sendo menos de 10% do volume total de instituições em todo o Brasil.

Para a comunidade, com mais cursos, há atração de maior público para a cidade, movimentando o cenário empresarial e comercial da região. Com isso, temos condições de expandir a instituição nacionalmente, por meio da abertura de 150 polos, além de unidades presenciais. Essa conquista é mérito da comunidade acadêmica, toda equipe de colaboradores e da população que acreditou e acredita no trabalho da Unifamma.