Em breve, a Unifamma estará completando 18 anos de história, e recentemente, alcançamos um marco importante dela. Chegou ao fim o processo de análise que transforma a faculdade Unifamma em Centro Universitário. O processo foi iniciado em 2015, em 2017 a Instituição de Ensino Superior – IES recebeu os avaliadores do Ministério da Educação, em uma comissão de análise in loco e agora, em 2018, foi publicada a portaria que fideliza o resultado.
As instituições de ensino superior no Brasil seguem uma ordem de hierarquia quanto à sua intitulação (como categorias). Estas vão de Faculdade, para Centro Universitário, até alcançarem o nível de Universidade.
Enquanto Faculdade, uma instituição oferece cursos preferencialmente em uma área do conhecimento (saúde, ciências sociais, engenharias, etc), não tem a necessidade de propor projetos de pesquisa científica e não tem autonomia para certificar e registrar seus diplomas após a conclusão do curso. Nesse caso, uma universidade é designada para registrar os diplomas, o que ocasiona demora no processo de entrega efetiva de diploma ao graduado.
Uma vez Centro Universitário, a autonomia universitária possibilita muitos ganhos à Instituição e à sociedade. A oferta de curso, por exemplo, é maior, pois a IES tem a possibilidade de desenvolver e oferecer cursos de graduação de acordo com a demanda e a necessidade da cidade ou região. Também é resultado da autonomia a expansão de vagas e de unidades presenciais de ensino no Estado, o que permite o desenvolvimento econômico das cidades que recebem campus fora de sede do Centro.
Para obtenção da condição de Centro Universitário, verifica-se a excelência dos cursos ofertados, visto que a instituição deve oferecer 8 cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação; ter, no mínimo, um terço do corpo docente com mestrado/doutorado e possuir o conceito institucional 4, também concedido e avaliado pelo MEC.
Tendo esse objetivo posto, a Unifamma, credenciada em 2000 com 10 cursos de graduação, ampliou esse número para atuar nas mais variadas áreas do saber, como as engenharias, ciências sociais e também na área da saúde. Além disso, a instituição institucionalizou a Pesquisa Científica, em 2006; criou seu Comitê de ética em pesquisa com seres humanos; credenciou-se para oferta de cursos na modalidade a distância, além de buscar conceitos excelentes de qualidade em seus cursos, como a nota máxima 5 nos cursos de Direito e Pedagogia.
Ser um Centro Universitário é o reconhecimento da qualidade de ensino e também maior liberdade de tomar decisões educacionais. Com isso, os alunos tem certeza da qualidade e reconhecimento nacional da Unifamma, que passa a integrar um número seleto de instituições de ensino na condição de Centro Universitário, sendo menos de 10% do volume total de instituições em todo o Brasil.