Em breve, a Unifamma estará completando 18 anos de história, e recentemente, alcançamos um marco importante dela. Chegou ao fim o processo de análise que transforma a faculdade Unifamma em Centro Universitário. O processo foi iniciado em 2015, em 2017 a Instituição de Ensino Superior – IES recebeu os avaliadores do Ministério da Educação, em uma comissão de análise in loco e agora, em 2018, foi publicada a portaria que fideliza o resultado.

As instituições de ensino superior no Brasil seguem uma ordem de hierarquia quanto à sua intitulação (como categorias). Estas vão de Faculdade, para Centro Universitário, até alcançarem o nível de Universidade.

Enquanto Faculdade, uma instituição oferece cursos preferencialmente em uma área do conhecimento (saúde, ciências sociais, engenharias, etc), não tem a necessidade de propor projetos de pesquisa científica e não tem autonomia para certificar e registrar seus diplomas após a conclusão do curso. Nesse caso, uma universidade é designada para registrar os diplomas, o que ocasiona demora no processo de entrega efetiva de diploma ao graduado.

Uma vez Centro Universitário, a autonomia universitária​ possibilita muitos ganhos à Instituição e à sociedade. A oferta de curso​, por exemplo, é maior, pois  a IES tem a possibilidade de desenvolver e oferecer cursos de graduação​ de acordo com a demanda e a necessidade da cidade ou região. Também é resultado da autonomia a ex