As inscrições para o vestibular da unifamma estão abertas! A Unifamma possui hoje mais de 20 cursos de graduação presencial e mais de 50 na modalidade EAD. Olha só como é fácil de inscrever no vestibular. Confira o passo-a-passo:

  1. Escolha o curso e a modalidade de ensino
  2. Inscreva-se
  3. Faça a Prova na instituição
  4. Matricule-se

 

A Unifamma possui vários programa de descontos que podem te ajudar a ingressar no ensino superior.

Se você ainda está no ensino médio, provavelmente já foi confrontado a responder uma das perguntas mais importantes da sua vida inteira: qual faculdade fazer?

Não importa que você esteja em um turbilhão de hormônios que fazem você ora estar revoltado com seus pais, ora querendo mudar o mundo, ora pensando apenas em sexo. As pessoas esperam que você defina, desde já, qual faculdade fazer, qual profissão vai seguir pelo restante da vida.

E assim você fica frente a frente com o formulário do Enem ou do vestibular e tem que marcar um xis em alguma das opções definidas. Publicidade? Ciência da Computação? Fonoaudiologia? Ou algo mais tradicional como Direito, Medicina, Engenharia?

Algumas pessoas têm a sorte de já saber o que quer fazer da vida desde a mais tenra idade. É aquela menina que já praticamente nasceu sabendo que quer se dedicar ao teatro. Ou o garoto que é um advogado natural desde que deixou as fraldas.

Mas e você, que não tem nem ideia de para onde ir? Como definir qual faculdade fazer sem medo de se arrepender dessa decisão pelos próximos 40, 50, 60 anos?

Sabemos que definir qual faculdade fazer é algo que terá um grande impacto não somente durante os quatro ou cinco anos que você terá que se dedicar diariamente ao curso de graduação, mas também sobre a sua vida profissional como um todo.

 

Definindo um método objetivo de escolha

Assim, a primeira ação que você deve tomar para escolher qual faculdade fazer é definir um método objetivo de escolha.

A maior parte das pessoas que fica em uma encruzilhada sobre qual faculdade fazer acaba tomando a decisão por impulso, de forma emocional, quando chega o fim do prazo para entregar o formulário de inscrição do Enem ou do vestibular.

Claramente, esta não é a melhor forma de decidir qual faculdade fazer. O que você precisa é de um método, um sistema testado e aprovado que reduza as suas chances de erro.

Se você analisar friamente, o que você está fazendo aqui é escolher a profissão que seguirá para o restante da vida, se tudo der certo. Então você precisa pensar não apenas na faculdade, mas sim na atividade que estará desempenhando oito horas por dia, cinco dias por semana, por cerca de 30 anos ou mais depois que terminar a faculdade.

Sendo assim, o método deve seguir cinco passos essenciais:

  1. Visualizar o seu futuro
  2. Reduzir as opções a uma das três grandes áreas
  3. Listar as opções viáveis dentro da área escolhida
  4. Analisar tendências de mercado
  5. Tomar a decisão, mantendo um Plano B

 

Neste artigo, vamos ver um a um esses passos. Antes, no entanto, pegue papel e caneta (não serve o computador) para anotar as suas respostas. Comecemos por…

 

1. Visualizar o seu futuro

Qual faculdade fazer? Visão de futuro

O primeiro passo a ser dado para definir qual faculdade fazer é realizar um exercício de imaginação.

Esqueça por um momento toda história de Enem, vestibular, faculdade, salário etc. Abra sua mente para pensar: se nenhuma dessas coisas fosse um obstáculo, o que você se vê fazendo pelo restante da vida?

Qual a coisa que você gosta tanto de fazer que faria até de graça, se isso fosse possível?

Não tenha vergonha dos seus próprios pensamentos.

Se você gosta, por exemplo, de super-heróis e histórias em quadrinhos, anote isso. Você pode sim ganhar dinheiro com isso, sendo um jornalista especializado no assunto, sendo desenhista, sendo roteirista, sendo editor de revistas, mantendo um site especializado em quadrinhos…

Se você gosta de passar o dia malhando na academia, você pode vir a ser um personal trainer, um nutricionista, um fisioterapeuta, um médico, um educador físico.

A única regra para esse primeiro passo é não se restringir. Se você gosta de mais de uma coisa, anote todas elas. Se você não gosta de nada, simplesmente de ficar navegando no Facebook e no Instagram, anote isso também (você pode ser um analista de social media, um programador, um publicitário especializado em mídias digitais etc.).

(Outra opção para quem não tem a mínima ideia sobre qual faculdade fazer é realizar um teste vocacional.)

Quando for visualizar o seu futuro, não pense em qual faculdade fazer, mas sim no que você vai fazer depois da faculdade.

As respostas que você anotar servirão para você saber como…

 

2. Escolher uma das três grandes áreas

Fazer faculdade de medicina

Pegue a lista que você imaginou e observe em qual área as atividades que você se vê fazendo no futuro se enquadram:

  • Saúde: é a área que engloba profissões como medicina, fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição, educação física etc.
  • Exatas: se você gosta de números, essa é a sua área. Você poderá escolher cursos como matemática, engenharia (e seus diversos ramos), computação, física etc.
  • Humanas: esta é a área mais ampla, que engloba praticamente tudo o que não se enquadra em Saúde e Exatas. Pense em faculdades como direito, jornalismo, publicidade, sociologia, artes etc.

Se você listou apenas uma atividade que se vê fazendo no futuro, procure a área na qual essa sua visão melhor se encaixa. Se você listou mais de uma, anote a área dela ao lado de cada opção e verifique se elas estão sempre na mesma área ou se as áreas variam.

Ao final desse passo, você deve ter restringido a sua dúvida sobre qual faculdade fazer em pelo menos dois terços. Assim, você já pode ir para o terceiro passo e…

 

3. Listar as opções viáveis dentro da área escolhida

Cada uma dessas áreas possui dezenas de cursos para você escolher apenas um. Como estamos partindo do pressuposto de que você não tem ideia de qual faculdade fazer, a melhor opção para você é pegar uma lista genérica e ir eliminando as opções inviáveis.

Por exemplo, pode ser que você se interesse pela área de saúde, mas não consegue nem se imaginar fazendo o trabalho de um dentista. Assim, já pode de cara cortar o curso de odontologia das opções de qual faculdade fazer.

Esse passo deve ser feito em duas etapas: primeiro você elimina de cara os cursos que sabe com certeza que não servem para você. Depois, você começa a analisar qual faculdade fazer com mais detalhes entre as opções que restaram.

Lembre-se de que existem cursos que passam por mais de uma área do conhecimento. Por exemplo, arquitetura e administração de empresas são tradicionalmente colocados como faculdades de humanas, mas exigem um bom domínio de matemática.

A título exemplificativo, segue uma lista de cursos superiores oferecidos no Brasil, divididos por área do conhecimento:

 

Qual faculdade fazer na área de Saúde na Unifamma:

  • Psicologia
  • Fisioterapia
  • Farmácia
  • Educação Física
  • Biomedicina
  • Odontologia
  • Estética e Cosmética

 

Qual faculdade fazer na área de Exatas na Unifamma:

  • Sistemas de Informação
  • Engenharia de Software
  • Engenharia Mecânica
  • Engenharia Elétrica
  • Engenharia de Produção
  • Engenharia Civil
  • Arquitetura e Urbanismo
  • Design de Interiores
  • Ciências Contábeis

 

Qual faculdade fazer na área de Humanas na Unifamma:

  • Publicidade e Propaganda
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Pedagogia
  • Letras – Espanhol
  • Serviço Social
  • Secretariado Executivo Trilíngue
  • Administração
  • Direito