A neuropsicologia é uma ciência com interface da psicologia e da neurologia, que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.

Essa área destina-se a estudar as relações entre o cérebro e o comportamento humano, contudo usualmente grande parte dos especialistas da neuropsicologia dedicam-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas do cérebro afetando as funções corporais e o comportamento humano.

A maioria dos profissionais dessa área direcionam seus estudos para o campo das funções mentais superiores, deixando áreas como agressividade, sexualidade, e outras, para abordagens mais integrativas da fisiologia e biologia (neorofisiologias, neurobiologia e psicobiologia). Todos esses campos de estudo citados compõe o que se chama de neurociência.

A pós-graduação de Neuropsicologia da Unifamma busca uma capacitação dos profissionais na atuação prática para compreender como lesões, malformações, alterações genéticas ou qualquer agravo neurológico possam  causar alterações em diversas áreas do comportamento e do cognitivo humano.

O curso conta com o estudo da aplicação dos testes, dos princípios neurológicos, e com disciplinas sendo realizadas em laboratórios, com professores mestres e doutores, que atendem pacientes e trazem suas experiências para as salas de aulas.