O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é a porta de entrada para projetos de pesquisa que envolvem seres humanos. Trata-se de um colegiado interdisciplinar e independente que atua na UNIFAMMA desde 2004, composto por professores de diferentes áreas científicas, bem como representantes do Conselho Municipal de Saúde de Maringá (CMS-MGÁ) os quais avaliam e emitem parecer – favorável ou não – à realização da pesquisa. A aprovação do Comitê de Ética é imprescindível para que os resultados das pesquisas sejam posteriormente publicados.

Sem o parecer do CEP, pesquisas que envolvem seres humanos não possuem credibilidade e não estão aptas para publicação, pois o CEP atua na preservação dos aspectos éticos de pesquisa em defesa da integridade e dignidade dos participantes. O CEP-UNIFAMMA recebe projetos de pesquisa de acadêmicos da UNIFAMMA e também de outras IES de todo o Brasil, visando atender às exigências do Conselho Nacional de Saúde em suas determinações legais, bem como fazer cumprir a Missão do Centro Universitário Metropolitano de Maringá: “Uma instituição de Ensino Superior que é competitiva, humana e ética, formando profissionais responsáveis para com a comunidade”.