De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o mercado de trabalho pode sofrer grandes mudanças nos próximos anos. A organização suíça World Economic Forum é uma instituição sem fins lucrativos que promove reuniões anuais com grandes nomes mundiais da economia e política.

Segundo seu relatório anual, o desenvolvimento do mercado atual e a implementação de novas tecnologias farão com que, até 2022, algumas profissões entrem em ascensão e outras em declínio quanto à oferta de empregos no mundo todo. A publicação do Fórum Econômico Mundial, denominada por Futures of Jobs, de 2018, se baseou em uma ampla pesquisa entre executivos e recursos humanos de grandes empresas globais:

“Em todas as indústrias, até 2022, o crescimento em profissões em ascensão está definido para aumentar a sua quota de empregos de 16% para 27% (11% de crescimento) do total de empregados dos respondentes, enquanto a parte de empregos de ocupações em declínio diminuirá de 31% para 21% (10% de declínio). ”

World Economic Forum: The Future of Jobs Report 2018 (2018)

Uma das áreas que mais se destacou no estudo foi a da tecnologia.

Confira os cargos mais bem avaliados:

  1. Analista de dados
  2. Cientista de dados
  3. Desenvolvedor de softwares
  4. Desenvolvedor de aplicativos
  5. Especialista em e-commerce
  6. Especialista em redes sociais

 

Outros cargos bastante beneficiados de acordo com o Fórum Econômico Mundial serão os que exigem habilidade social em suas atividades. Entre estes estão:

  1. Atendimento ao cliente
  2. Vendas e marketing
  3. Treinamento e desenvolvimento
  4. Pessoas e cultura
  5. Desenvolvimento organizacional
  6. Inovação

 

O Fórum Econômico Mundial também destaca, em sua publicação, a existência de uma “extensiva evidência” de aumento acelerado na procura de profissionais especializados em tecnologias mais recentes e pouco exploradas:

  1. Especialistas em inteligência artificial
  2. Especialistas em machine learning
  3. Especialistas em big data
  4. Especialistas em automação de processos
  5. Analistas de segurança da informação
  6. Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina
  7. Engenheiros robóticos
  8. Especialistas em Blockchain

 

O modo de aprender e de ensinar está mudando, e como foi visto, o impacto disso no mercado de trabalho já é visível. Estar preparado para as novas tendências e tecnologias será essencial para se destacar no futuro.

Conheça nossas metodologias inovadoras em todas as áreas do saber. Saiba mais em nosso site unifamma.edu.br