De acordo com o Fórum Econômico Mundial, o mercado de trabalho pode sofrer grandes mudanças nos próximos anos. A organização suíça World Economic Forum é uma instituição sem fins lucrativos que promove reuniões anuais com grandes nomes mundiais da economia e política.
Segundo seu relatório anual, o desenvolvimento do mercado atual e a implementação de novas tecnologias farão com que, até 2022, algumas profissões entrem em ascensão e outras em declínio quanto à oferta de empregos no mundo todo. A publicação do Fórum Econômico Mundial, denominada por Futures of Jobs, de 2018, se baseou em uma ampla pesquisa entre executivos e recursos humanos de grandes empresas globais:
“Em todas as indústrias, até 2022, o crescimento em profissões em ascensão está definido para aumentar a sua quota de empregos de 16% para 27% (11% de crescimento) do total de empregados dos respondentes, enquanto a parte de empregos de ocupações em declínio diminuirá de 31% para 21% (10% de declínio). ”
World Economic Forum: The Future of Jobs Report 2018 (2018)
Uma das áreas que mais se destacou no estudo foi a da tecnologia.
Confira os cargos mais bem avaliados:
- Analista de dados
- Cientista de dados
- Desenvolvedor de softwares
- Desenvolvedor de aplicativos
- Especialista em e-commerce
- Especialista em redes sociais
Outros cargos bastante beneficiados de acordo com o Fórum Econômico Mundial serão os que exigem habilidade social em suas atividades. Entre estes estão:
- Atendimento ao cliente
- Vendas e marketing
- Treinamento e desenvolvimento
- Pessoas e cultura
- Desenvolvimento organizacional
- Inovação
O Fórum Econômico Mundial também destaca, em sua publicação, a existência de uma “extensiva evidência” de aumento acelerado na procura de profissionais especializados em tecnologias mais recentes e pouco exploradas:
- Especialistas em inteligência artificial
- Especialistas em machine learning
- Especialistas em big data
- Especialistas em automação de processos
- Analistas de segurança da informação
- Designers de experiência do usuário e interação homem-máquina
- Engenheiros robóticos
- Especialistas em Blockchain
O modo de aprender e de ensinar está mudando, e como foi visto, o impacto disso no mercado de trabalho já é